segunda-feira, 1 de setembro de 2014

P O P A R T

   Pop art é um movimento de arte que utiliza símbolos e figuras de natureza popular como o próprio nome abrevia. Começou particularmente nos EUA e na Inglaterra, batizado em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, que se referia a tudo que era produzido pela cultura em massa, principalmente na América do Norte.
   Teve inspiração no movimento Dadaísta, nos fins da década de 50 e escolhiam imagens do universo de propaganda norte-americana e convertiam em matéria-prima para suas novas obras.
   Contrapondo-se ao que dominava a cena artística na época (Expressionismo alemão, principalmente), agora chega a vez da cultura em massa, do culto às imagens televisivas, às fotos, às histórias em quadrinhos, às cenas impressas nas telas, dos cinemas, à produção publicitária.
   Os artistas recorrem a ironia, elaborando uma crítica ao excesso do consumismo que ocorre naquela época (até hoje), colocando em suas telas, produtos massificados, da esfera publicitária, do cinemas, dos quadrinhos, entre outras. Usam tinta acrílica, poliéster, látex, colorações fortes e calorosas, colagens, que imitam artefatos do dia-a-dia. 
   Estes objetos são multiplicados em porte bem maior, e ao mesmo tempo que estão criticando o consumismo, estão por fazer a propaganda do capitalismo. 
   Alguns exemplos disso são as famosas sopas Campbell e as garrafas de coca-cola, criadas pelo grandioso artista desse movimento, Andy Warhol.
   Este ícone da pop-art inspirou-se nos mitos modernos, como representado pela atriz Marilyn Monroe, símbolo do cinema Hollywoodiano e de glamour contemporâneo, para produzir suas obras. Ele procurava transmitir sua certeza de que os ídolos cultuados pela sociedade no século XX são imagens despersonalizadas e sem consistência. Para isso o artista utilizava técnicas de reprodução que simulavam o trabalho mecanizado. 

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