quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O B R A S A B S T R A C I O N I S M O

DIVISÃO, abstracionismo formal. (Erica Antunes)  
CARNAVAL, abstracionismo expressionista. (Erica Antunes)

ELEMENTOS, abstracionismo informal. (Erica Antunes)






EMARANHADO, abstracionismo expressionista. (Gabriel van Neutgem)

DINOSSAURO AZUL, abstracionismo informal. (Gabriel van Neutgem)


REUNIÃO DE FORMAS, abstracionismo formal. (Gabriel van Neutgem)





sábado, 2 de agosto de 2014

O B R A S F A M O S A S A B S T R A C I O N I S M O

                      
                               FUGA, óleo sobre tela. (Kandinsky)
Kandinsky, e ao fundo uma de suas obras.




TIGRE e VEADOS NA FLORESTA. (Franz Marc)

CAVALOS AZUIS (Franz Marc)




BOOGIE WOOGIE (Piet Mondrian)

 
COMPOSIÇÃO (Piet Mondrian)

A B S T R A C I O N I S M O

   A arte abstrata (ou abstracionismo, como também é chamado), é um movimento de arte moderna, surgido no começo do século XX, que tem como estilo, representar objetos, pessoas, em pinturas ou esculturas, utilizando formas irreconhecíveis
deixando as paisagens e o realismo de fora desse contexto. 
   A grande sacada nesse estilo de pintar ou esculpir, é que a mesma obra pode causar diversas interpretações, variando de pessoa para pessoa, que identifica e sente coisas distintas ao visualizar determinada obra abstrata. Quando surgiu, e a crítica lançou seus primeiros argumentos sobre essa "nova onda" que estaria começando, causou grande impacto, polêmica e indignação por conta dos formatos 
"estranhos" que apareciam nas novas obras, e até considerados de mau gosto.
   O abstracionismo quebrou totalmente com a tendência e o jeito tradicionalista de fazer as obras, do qual buscava a perfeição nos detalhes e de criar tudo o mais parecido com o real possível, e usa-se muitos conceitos, intuições e sentimentos.


     Arte abstrata se divide em dois termos: abstracionismo lírico ou expressivo, onde os artistas inspiravam-se no inconsciente na intuição para criar suas obras, construindo uma "arte imaginária", com cores e linha de contorno bem visíveis.
Já o abstracionismo geométrico, foca na racionalização que depende da análise intelectual, diferindo-se do lírico. As formas e as cores devem ser organizadas de maneira que no final gere uma expressão de uma composição geométrica.

   Wassily Kandinsky (1866-1944): Pintor russo, um dos mais importantes do movimento abstracionista. Participou de movimentos impressionistas, expressionistas e fauvistas, os últimos por um curto período. Dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas.  

   Franz Marc (1880-1916): Alemão, apaixonado pela arte dos povos primitivos,
das crianças e doentes mentais, adorava o tema relacionado a animais. Conheceu
Kandinsky e empregou formas e massas de cores brilhantes próprias da pintura
cubista. Suas obras também foram destruídas pelos nazistas, e as que restaram
estão expostas em diversos museus mundo a fora.

   Piet Mondrian (1872-1944): Foi um pintor holandês, que participou do movimento cubista, e depois continua simplificando suas formas até conseguir um resultado, baseado nas proporções matemáticas ideais, entre as relações formais de um espaço estudado. Ele utilizava geralmente uma superfície plana, retangular e as três cores primárias junto com o preto e o branco. Segundo Mondrian, cada coisa, seja uma casa, seja uma árvore ou uma paisagem, possui uma essência que está por tráz de sua aparência. E as coisas, em sua essência, estão em harmonia no universo.      

Total de visualizações de página